Todos os anos, entre Fevereiro e Março, várias cidades ocidentais vivem ao ritmo de bandas de música e desfiles e vestem-se com trajes coloridos: é Carnaval! Mas quais são as origens desta celebração alegre e exuberante? Vamos juntos descobrir esta festa milenar e de múltiplas raízes.
As origens pagãs do Carnaval
Desde a Antiguidade, tradições festivas que envolvem a inversão de papéis na sociedade, desfiles e música têm sido encontradas em vários locais da Europa. Essas festas constituiriam o início do atual Carnaval.
As Sacáceas na Mesopotâmia
No século II a.C., a Babilônia celebrava a deusa da fertilidade Anaïtis e o início da primavera durante festividades chamadas Sacaea. Durante este período que durou 5 dias, os papéis foram invertidos: os escravos ocuparam o lugar dos senhores, as crianças o dos adultos, as mulheres o dos homens. Uma pessoa condenada à morte era até nomeada rei antes de ser executada.
Dionísia e Anthesteria na Grécia Antiga
O início da primavera foi a ocasião para celebrar em Atenas a Grande Dionísia, mais tarde conhecida como Anthesteria. Os gregos celebravam Dionísio, o deus da fertilidade, do vinho e da natureza. As festividades foram marcadas por desfiles, música e apresentações teatrais.
Carnaval, celebração ligada à religião católica
Na Idade Média, a Igreja Católica apropriou-se gradativamente das festividades de origem pagã para fazê-las coincidir com a liturgia cristã. O Carnaval fica assim fixado desde a Epifania (6 de janeiro), até ao Mardi Gras, que acontece sempre 41 dias antes da Páscoa. Este período de festas fantasiadas e de liberdades, que se desenvolveu entre os séculos XI e XIII, foi supervisionado pela Igreja, mas considerado necessário para evitar revoltas do povo.
Carnaval e Mardi Gras: a festa antes da Quaresma
A palavra “carnaval”, do italiano “carne levare”, significa “retirar a carne”. Na verdade, o Carnaval passa a ser o período em que todo excesso de comida é permitido antes de se ter que privar-se dela, principalmente de carne. As festividades culminam com a Terça-Feira Gorda, antes de entrar no período da Quaresma, período de jejum de 40 dias antes da Páscoa, introduzido pela Quarta-feira de Cinzas. O Mardi Gras consiste então em esvaziar as reservas de alimentos gordurosos. É por isso que é tradicional comer panquecas nesta ocasião.
Festa dos Tolos e Carnaval
O Carnaval também absorveu uma celebração que ocorreu entre os séculos XIII e XV, chamada Festa dos Tolos. Durante o período da Epifania, tratava-se de eleger um rei de mentira e inverter os papéis na sociedade. As festividades também incluíram bailes de máscaras, cenas burlescas de rua realizadas com máscaras.
Purim, um carnaval judaico?
Purim é um feriado judaico intimamente relacionado ao Carnaval. É comemorado todos os anos durante o mês de Adar de acordo com o calendário judaico, portanto em fevereiro ou março de acordo com o nosso calendário. Este feriado comemora a história da rainha Ester que salvou os hebreus da Pérsia e da Média do extermínio planejado pelo rei Hamã no século 4 aC. JC.
Purim é o feriado judaico mais alegre. A comida é oferecida e consumida em excesso, o álcool circula, as crianças se fantasiam, os papéis são invertidos e a transgressão de certas regras bíblicas é autorizada. Em Tel Aviv, o dia de Purim é tema de desfiles em suntuosos trajes coloridos.
Mas por que nos fantasiamos no Carnaval?
Desde a criação do Carnaval, até por volta do século XIX, o disfarce permitiu a inversão de papéis em sociedades muito padronizadas. As pessoas podiam assim assumir a aparência de poderosos ou religiosos e zombar deles gentilmente, ou homens e mulheres podiam travestir-se em momentos em que isso era proibido durante o resto do ano.
Hoje, à medida que as sociedades são mais igualitárias, o traje perdeu o seu significado político. Vestir-se agora é apenas divertir-se, entrando na pele de outra personagem durante algumas horas, o que é particularmente apreciado pelas crianças. A fantasia geralmente vem acompanhado de máscara ou maquiagem e muito brilho!
Agora que você sabe mais sobre as origens dessa festa colorida, basta escolher a fantasia deste ano!
Avec plus de 90 millions de visiteurs étrangers enregistrées en 2018 (destinations d’outre-mer incluses), la France demeure la première destination […]
O Halloween é comemorado no dia 31 de outubro e é visto mundialmente como um feriado característico dos Estados Unidos. Contudo, atualmente o Dia das Bruxas vem […]