Sendo o Carnaval durante séculos uma celebração essencialmente católica, espalhou-se pelo mundo com a colonização europeia. Assim nasceram o carnaval de Santa Cruz de Tenerife, o carnaval de Nova Orleans, o Festival de Inverno da Cidade de Quebec e o carnaval de Barranquilla.
O Carnaval de Veneza
A primeira menção ao carnaval de Veneza data de 1094, mas as fantasias só foram permitidas em 1269. Nos primeiros tempos do carnaval, onde pessoas fantasiadas de palhaço jogavam água perfumada nas moças da alta sociedade. Mas o jogo acabou sendo proibido pelo governo.
Com o tempo, o Carnaval de Veneza tornou-se sinônimo de alegria, sedução e liberdade de expressão. Reconhecido mundialmente oficialmente em 1980, dura 10 dias e atrai turistas de todo o mundo. As festividades são iniciadas por um cortejo de barcos denominado “voo do rato”, porque é conduzido pela efígie de um rato. A explosão da estatueta em uma chuva de confetes dá início ao carnaval.
O Carnaval de Veneza é conhecido pelos seus trajes emblemáticos: a bauta para os homens (capa preta, tricórnio e máscara branca), a moretta para as mulheres (máscara de veludo preto), bem como os inspirados na Comedia dell’Arte: Arlequim, Columbine, Polichinela, a médica…
Canadá
Carnaval só combina com calor, certo? Errado! Em Quebec, a festa é abaixo de zero. O frio não é problema, e as pessoas aproveitam a data ao máximo. Uma das brincadeiras tradicionais é mergulhar na neve usando apenas roupas de banho. Também há shows, desfiles, competições esportivas e queima de fogos. Durante o evento, os participantes contam com a presença do Bonhomme, o boneco de neve mascote do evento.
Austrália
Na Austrália, a Oxford Street em Sydney, realiza em Fevereiro o Sydney Gay & Lesbian Mardi Gras, o carnaval direcionado ao público LGBT, que acontece anualmente e recebe milhares de pessoas. O evento é uma das festas mais populares da Austrália, aberto a todos que desejam celebrar. Pessoas de todo o mundo, especialmente asiáticos e europeus, vão ao evento para ver os desfiles de traje e apresentações de música.
Malta
Em Malta, a capital Valletta também tem sua festa de Carnaval. No domingo, pessoas fantasiadas desfilam em cima de carros alegóricos. Festas de todos os tipos e competições de fantasias e máscaras seguem de fevereiro até o final de março. As comemorações de Carnaval incluem tradicionais brincadeiras, competições de dança, desfiles de carros alegóricos, barracas de comidas típicas, e o destaque fica para as festas que acontecem à noite, uma grande festa à fantasia ao ar livre, conhecida como ”Spontaneous Carnival”, pois não tem regras, e cada um usa a fantasia que quiser, basta soltar a imaginação. As comemorações acontecem por toda a ilha, mas os destaques ficam por conta das festas que acontecem na capital Valetta e em Nadur, em Gozo.
México
A folia na cidade de Mazatlan é semelhante à brasileira. As pessoas colocam fantasias variadas, os foliões fazem paródias de pessoas famosas e muitos se vestem com roupas do sexo oposto. A região conta com uma das maiores festas carnavalescas do mundo e a grande diferença em relação ao Brasil são as músicas. No lugar do tradicional samba, aparecem as canções locais, que também são envolventes e dançantes.
Alemanha
Na Alemanha a celebração do carnaval acontece tanto nos grandes centros urbanos quanto na Floresta Negra e nos Alpes.
A festa mais tradicional é a da cidade de Bonn, que organiza desfiles com pessoas fantasiadas; “o diabo fica solto”, por esse motivo as pessoas usam máscaras a fim de esconder seus rostos.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, o carnaval resume-se basicamente na celebração do Mardi Gras (terça-feira Gorda), vários estados celebram o carnaval.
O Estado mais tradicional na comemoração é New Orleans, onde, durante o Mardi Gras, desfilam pelas ruas mais de 50 agremiações. A agremiação mais conhecida é a do Bacchus (que possui gigantescos e originais carros alegóricos).
Avec plus de 90 millions de visiteurs étrangers enregistrées en 2018 (destinations d’outre-mer incluses), la France demeure la première destination […]